fbpx

Drenagem Urbana

O sistema de microdrenagem ou drenagem inicial, é o conjunto de dispositivos projetados para captar e conduzir as águas pluviais, composto, pelas vias, meios-fios, sarjetas, sarjetões, bocas de lobo, caixas de ligação, poços de visita, galerias de águas pluviais e, podendo ser necessários, também, microrreservatórios de amortecimento, pequenos canais e estações elevatórias de drenagem. Esse sistema é dimensionado para o escoamento de águas pluviais oriundas de chuvas mais frequentes, cuja ocorrência tem um tempo de recorrência ou retorno (TR) de até 10 anos ou conforme recomendação do órgão de aprovação.

Ao longo das últimas décadas, tem se difundido um conceito de controle estrutural alternativo ao tradicional, denominado de BMPs (Best Management Practices). São técnicas que objetivam o controle do excesso de escoamento superficial o mais próximo possível de sua fonte, visando a sustentabilidade da bacia hidrográfica, inclusive com possibilidade de aproveitamento das águas pluviais, para fins não potáveis. Desta forma, as soluções de drenagem urbana sustentável são utilizadas integrando-se às medidas estruturais e não-estruturais, para a mitigar os efeitos negativos do escoamento, através de dispositivos de interceptação, armazenamento ou infiltração das águas pluviais. O estudo adequado dos sistemas de drenagem de águas pluviais urbanas é importante para se evitar possíveis alagamentos, eliminando, por exemplo, problemas de interferências no tráfego de pedestres e de veículos e, também, prevenindo os prejuízos causados às propriedades públicas e privadas. O funcionamento ideal do sistema de microdrenagem, depende não apenas de um bom projeto e uma execução cuidadosa das obras, mas também da manutenção do sistema, com limpeza e desobstrução dos seus dispositivos.

Construa seu sonho com qualidade!

Acreditamos tanto nos nossos diferenciais que estamos a sua disposição para mostrar o que podemos fazer por você na realização do seu sonho!